quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Pesquisa de campo no Centro de São Paulo




Imagem na praça da sé, do trabalho realizado no centro de São Paulo,com Luciene Amor Espin e Viviane de Souza Rodrigues, junto aos monitores Leila e Leandro do 6° semestre do curso de História.

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Edifício Sampaio Moreira


Prédio mais antigo de São Paulo, que foi vencido em tamanho pelo edifício Martinelli.

Prédio no modelo de um bolo de festa


Prédio de estrutura européia( modelo antigo)

Frente da Catedral da Sé


O portal de fachada, formado por arcos ogivais, revestidos de simbólicas grinaldas de folhas e frutos da flora brasileira.

Vale do Anhangabaú


Nascia junto à rua do Paraíso, seguia seu leito pela rua Asdrúbal Nascimento até o Largo do Bexiga, recebendo as águas do Ribeirão Saracura, seguindo pelo vale do Anhangabaú, Av São João, Rua Florêncio de Abreu e extremo da rua 25 de março, onde desaguava no Tamanduateí.

Faculdade de direito do Largo São Francisco



Estilo neo-clássico.
Quando as elites não podiam enviar seus filhos para estudar na Europa, estes iam para a Faculdade de Direito do Largo São Francisco ou para a Faculdade de Direito de Recife
Os estudantes dessa faculdade formaram uma “elite intelectual” que por muitas vezes se manifestaram em busca de algumas mudanças as quais almejavam.

Vale do Anhangabaú



Rio, hoje submerso, que servia de cemitério indígena.

Edificio Martinelli


Considerado o primeiro arranha-céu de São Paulo foi inaugurado em 1929.
Com 27 andares e 80 metros de altura, sobrepôs-se a todas as construções anteriores com sua altura e tornou-se o símbolo do desenvolvimento paulistano.

Vitrais da catedral da Sé


Os vitrais evocam fatos da história paulista, nas cores de topázio, azul celeste, ametista e ouro.

Igreja próxima ao Páteo do colégio


A Igreja foi construído por jesuítas e inaugurada em 01/11/1556, recebendo o nome de Igreja de São Paulo e colégio seria Casa de São Paulo.
Em 1562 foi enterrado no local o cacique Tibiraçá, o qual seria transferido posteriormente para outro local
os jesuítas deixam a igreja em 13/07/1640 em decorrência da expulsão destes do solo português .

Páteo do Colégio


Local da fundação da Vila de São Paulo de Piratininga em 25 de janeiro de 1554.Em 1562 foi enterrado no local o cacique Tibiraçá, o qual seria transferido posteriormente para outro local. Até a primeira metade do século XX, o que hoje conhecemos como Páteo do Collégio, era denominado Largo do Palácio.

Jogo de Capoeira


A capoeira é uma expressão cultural afro-brasileira que mistura luta, dança, cultura popular, músicaesporte, artes macias,e talvez até brincadeira. Desenvolvida no Brasil por escravos africanos e seus descendentes, é caracterizada por golpes e movimentos ágeis e complexos, utilizando os pés, as mãos, a cabeça, os joelhos, cotovelos, elementos ginástico-acrobáticos, e golpes desferidos com bastões e facões, estes últimos provenientes do Maculelê.

Diferentes estruturas de prédios


Prédio localizado no Centro de São Paulo, na figura podemos observar a estrutura dos prédios antigos ( prédios baixos) e os atuais ( estrutura maior).

Solar da Marquesa de Santos


Partindo do Páteo do Colégio, os primeiros povoadores passaram a ocupar os terrenos vizinhos, construindo suas moradias e formando as primeiras ruas da cidade.O Solar da Marquesa de Santos foi reaberto no final de 1992.Abriga atividades museológicas e a sede do Museu da Cidade de São Paulo da Divisão de Iconografia e Museus do DPH.

Catedral da Praça da sé


A construção da igrejinha original é do fim do século XVI e foi demolida para dar lugar a grandiosa obra da Catedral.Os altares são ricamente ornados com mármore e bronze
O trono episcopal representa o mais legítimo estilo gótico e possui sobre o espaldar o brasão de armas do Cardeal. O pavimento é de granito, por ser este mais duradouro que o mármore
A Catedral é símbolo do poder paulista.

Símbolo na entrada da Caixa Cultural


A caixa tem a consciência de que a valorização da cultura é também um fator de inclusão social, garantindo à população o contato com a arte de qualidade.

Prédio da Caixa cultural


A caixa tem apoiado manifestações culturais estrangeiras, patrocinando a vinda de eventos de outros países, como forma de promover um intercâmbio entre culturas e a troca de conhecimentos e experiências.

Marco Zero


(Placa offertada pelo tourringclube do Brasil) É possível visualizar Avenidas como: AV Paulista, Av São João, Av Dr. Arnaldo, Av Consolação, Av Rebouças, entre outras.

Prédio localizado na Rua São Bento


Arquitetura rica em solares imperiais. Há também um exemplo de telhados ingleses para neve que foram utilizados por serem moda na Europa, mesmo sem que aqui houvesse neve.

theatro Municipal





Possui murais de mozaicos venezianos e cristais da Boêmia no salão nobre, prodigamente decorado com ouro. Também esculturas em Mármore, granito e modeladas em bronze, além de 3 telas com cenas gregas.Lugar frequentado pela elite paulistana.

Marco Zero


Construído em 1934, em bronze revestido de mármore.
Possui a representação das principais rotas, com suas direções.

Avenida São João


A avenida São João é uma importante via arterial do Centro de São Paulo Conecta-se a ela o Elevado Costa e Silva e em sua perspectiva encontra-se o Edifício Altino Arantes(Banespa), importante ponto focal urbano. Em sua área mais central, a avenida é inteiramente pedonal (situação caracterizada como "calçadão"), sendo restrito o tráfego de automóveis.

Largo São Bento


Construído em 1598 junto com a igreja fundada por Frei Mauro Teixeira.
Em 1772 houve a instalação do relógio.
Em 1827 a câmara consagra o largo como espaço público. Eventos como circos que passam pela cidade e feiras livres acontecem no local que também serve de “estacionamento” de cavalos

Faculdade de São Bento/ Colégio de São Bento